Todo mundo já enfrentou um entupimento em casa. O problema é em decorrência de lixo em vasos sanitários, pias e ralos. Muita gente insiste em jogar fio dental, fios de cabelo, algodão, absorventes, fraldas e preservativos nos sanitários. O problema nas pias e ralos são restos de comida, óleos, folhas, galhos e pelos de animais. Fragmentos de materiais de construção entopem as tubulações. Em alguns casos as áreas precisam ser interditadas.

Produtos ruins e falta de manutenção também colaboram. A primeira dica é usar materiais certificados pelo Inmetro. Quando o encanamento está dentro de furos em lajes, a abertura deve ser maior que o diâmetro do cano. Na cozinha, a tubulação da pia deve ter ½ ou ¾ de polegada. Não esqueça a caixa de gordura, este reservatório não deixa a gordura da louça chegar à tubulação. Para garantir o funcionamento da caixa, limpe-a a cada três meses.

como contratar uma desentupidora

A tubulação do banheiro possui macetes. Ela é constituída por dois tubos, o primeiro é de PVC, é destinado aos resíduos e mede 8 cm. Este é conectado abaixo do vaso sanitário e a água e os detritos orgânicos correm por esse tubo. O segundo tubo é feito com cobre, mede 1,2 cm de espessura e divide-se em dois. A água da descarga escorre por esse segundo tubo e pelo vaso sanitário. A tubulação da pia tem um cano de água e outro de esgoto. O primeiro é feito de cobre e mede 1,2 cm de largura, o segundo tem 3,8 cm de largura, é feito de PVC e liga-se ao fundo da pia. A tubulação do chuveiro e banheira é semelhante.

A inclinação da tubulação que transporta o esgoto para a rede ou fossa é de 1 cm. Caso não tenha esse diâmetro, o esgoto pode não ser despejado. Utilize um cano para o esgoto e outro para a água da chuva. Caso tiver apenas um cano, o esgoto volta e sai pelo ralo, principalmente em dias chuvosos. A separação das águas é uma questão ambiental e também respeito à lei.

Será que entupiu?

Confira os sinais clássicos de entupimento em ralos e vasos sanitários:

  • Mau cheiro;
  • Som borbulhante;
  • Excesso ou pouca quantidade de água no vaso sanitário;
  • Escoamento devagar após a descarga;
  • Transbordamento da água.

Como contratar uma desentupidora?

Você tentou várias soluções caseiras e nada. Com várias opções no mercado fica difícil escolher. Prefira empresas próximas ao local, depois verifique a reputação da empresa em órgãos de defesa do consumidor, se possível, consulte também o CNPJ. Outro fator importante é fazer vários orçamentos e a desentupidora deve cotar o valor sem realizar nenhuma interferência nem cobrar pela visita. Quando os funcionários estiverem no imóvel, acompanhe o trabalho realizado pelos técnicos e tire suas dúvidas.

Veja o que você mais precisa saber para contratar uma desentupidora:

  • A empresa precisa ser credenciada junto às concessionárias de água e meio ambiente;
  • A desentupidora deve ter sede e frota próprias;
  • O código de defesa do consumidor obriga as desentupidoras a darem garantia de 90 dias. Caso o problema continuar, elas refazem o serviço sem cobrar ou devolvem o valor corrigido;
  • O atendimento deve ser 24 horas;
  • A desentupidora precisa ter vários canais de relacionamento;
  • A empresa é obrigada a emitir nota fiscal;
  • O orçamento pode ser feito on-line e você detalha o problema. O orçamento oficial deve ter todas as informações sobre a empresa, descrição de serviços e produtos realizados. Guarde esse documento caso haja desentendimentos com a desentupidora;
  • O contrato reúne os mesmos dados acima, com valores e datas de início e término;
  • Saber se a desentupidora usa produtos ecologicamente corretos.

Condições de trabalho

A desentupidora deve cumprir normas de segurança aos funcionários. Eles devem utilizar equipamentos de proteção como luvas, botas, máscaras e roupas especiais. Ainda é de responsabilidade da empresa ministrar treinamentos para trabalho em espaços confinados (NR33) e para trabalhos em altura (NR18). A NR18 é aplicada quando o serviço for a uma altura superior a 2 metros. Confira algumas roupas e equipamentos de proteção obrigatórios para o hidrojateamento:

  • Roupa que cubra o corpo todo, inclusive braços;
  • Luvas;
  • Escudo facial completo;
  • Viseiras e óculos panorâmicos ou capuz com viseira;
  • Botas à prova d’água com biqueira de aço;
  • Protetor auricular para proteger os ouvidos;
  • Proteção respiratória;

Cobrança

A cobrança por metro linear é comum, mas não deveria. Nessa modalidade, a empresa apresenta o valor do metro do cabo e não a quantidade. Escolha uma desentupidora que cobre pela quantidade do metro. Sobre forma de pagamento, o preço deve ser o mesmo para pagamentos à vista e com cartões.

Desentupidoras 24 horas

Tenha os mesmos cuidados ao contratar desentupidoras 24 horas. Entretanto, você precisa analisar alguns detalhes. Os funcionários devem receber treinamento especial para trabalhos após o horário comercial. Entupimentos após às 18 horas são ainda mais urgentes, porém, pesquise bem, pois, as desentupidoras 24 horas costumam cobrar preços exorbitantes. Empresas que trabalham nesse regime também oferecem garantia de 90 dias. Elas também refazem o serviço sem custo quando não solucionam o problema de primeira ou devolvem o valor pago corrigido.

Facilitando o trabalho

Apresente a planta hidráulica aos técnicos das desentupidoras. O projeto é feito pelo engenheiro responsável pela construção do imóvel e traz a altura, diâmetro, material, marca dos materiais, a localização das tubulações, as ramificações a seco (cozinhas e banheiros), o registro que fecha a água de cada cômodo. A planta hidráulica do banheiro, por exemplo, é dividido em duas: distribuição e captação geral, captação de água, esgoto e os ralos do boxe, do esgoto e do lavatório e alimentação de água quente e fria. A outra planta são as vistas de água fria e quente.

Após a realização do serviço, peça ao funcionário para fazer um teste. Em seguida, você deverá fazer um teste na presença do técnico.

Entupimentos dão a maior dor de cabeça. Contratar uma desentupidora errada também traz problemas. Pesquise bem antes de fechar negócio para não perder dinheiro. Siga nossas dicas e tenha a segurança de resolver seu problema.